Música e Fonoaudiologia

Não podia deixar de falar um pouco no blog sobre Música.A Música foi um dos motivos que me levaram a fazer Fonoaudiologia.Estudo música desde os meus 14 anos....Faz um pouquinho de tempo... Mas na verdade a música tem mais a ver com a Fonoaudiologia do que nos pensamos.A música possui vários elementos os quais tem relação direta com aspectos relacionados não apenas a voz mas a  linguagem,onde memória,atenção,sequencialização e vários aspectos estão relacionados.
As funções musicais parecem ser complexas, múltiplas e de localizações assimétricas, envolvendo o  hemisfério direito para altura, timbre e discriminação melódica, e o esquerdo para ritmos, identificação semântica de melodias, senso de familiaridade, processamento temporal e seqüencial dos sons.No entanto, a lateralização das funções musicais pode ser diferente em músicos, comparado a indivíduos sem treinamento musical, o que sugere um papel da música na chamada plasticidade cerebral.
(Muszkat,Correia & Campos, 2000)


Por séculos, os benefícios da música para aqueles que se encontram dodoenttess têm sido reconhecidos, mas apenas em anos mais recentes esse benefício tem sido estudado de forma mais científica.
(Todres, 2006)




Músicas com ritmo, melodia e harmonia mais lentas, calmas e com tons mais graves Sensações de tranqüilidade e diminuição do estado de alerta, pois estes atributos podem reduzir a freqüência cardíaca e respiratória, a ansiedade e a agitação do paciente e, ainda, promover relaxamento. Músicas mais agitadas e rápidas, com tons mais agudos Ampliam o estado de alerta.
(Ferreira, Remedi & Lima, 2006 )

Mais informações em :
http://www.fob.usp.br/pet/fonoaudiologia/downloads/M%C3%BAsica%20e%20Fonoaudiologia.pdf