O que é a Fonoaudiologia?




A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento,aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular (equilíbrio), na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz e nas funções estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição e respiração).*








As áreas de atuação da Fonoaudiologia objetivam a promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, aperfeiçoamento e (re)habilitação dos transtornos que envolvem a comunicação.
Símbolo atual da Fonoaudiologia






ESPECIALIDADES DA FONOAUDIOLOGIA:











-1-

Audiologia - visa garantir a comunicação e qualidade de vida do indivíduo por meio da otimização de suas habilidades auditivas, envolvendo também os transtornos do equilíbrio.










-2-

Voz – envolve as alterações da voz humana, quer seja na voz falada (professores, locutores, telefonistas, advogados, políticos, vendedores, etc.) ou na voz cantada. “Uma voz saudável é aquela produzida sem esforços.”









-3-
Linguagem – campo da Fonoaudiologia voltado para a linguagem oral e escrita. Alterações relacionadas: gagueira; troca de letras na fala e/ou na escrita; atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem; alterações de linguagem associadas a perdas auditivas, transtornos mentais ou neurológicos, processo de envelhecimento, doenças degenerativas; dentre outras. 















Saúde Coletiva - campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de

-4-
planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais. “A saúde é um direito de todos, sem distinção de qualquer natureza.” 










-5-
Motricidade Orofacial – está relacionada aos aspectos estruturais e funcionais (sucção, mastigação, deglutição, respiração e fala) das regiões orofacial e cervical.








-6-


Fonoaudiologia Educacional/escolar – campo voltado para a promoção e prevenção da saúde fonoaudiológica dentro do ambiente escolar. Atua tanto com os alunos e pais, quanto com os professores e a equipe pedagógica, buscando estratégicas que favoreçam e aperfeiçoem o processo de ensino/aprendizagem


Disfagia - especialidade direcionada a atuação na prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação funcional da deglutição,
- 7 -
sendo a disfagia um distúrbio de deglutição, com sinais e sintomas específicos caracterizada por alterações em qualquer fase ou entre as fases da dinâmica de deglutição, de origem congênita  (patologias que provocam danos cerebrais como a paralisia cerebral, por exemplo) ou adquirida (decorrente do envelhecimento, pós derrame cerebral, câncer de laringe, etc), podendo gerar prejuízo pulmonar, nutricional e social.













SEMPRE QUE PRECISAR, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO!

*Referência: Conselho Federal de Fonoaudiologia